



PROJETO MINAS
Quem somos?
Somos uma iniciativa acadêmica desenvolvida por um grupo de pesquisadoras multidisciplinar de diversas Instituições de Ensino Superior (UNIFESP, UFAC, UEFS, UFES, UENP e IFTO). Nossa equipe é formada por especialistas em ciências exatas, humanas, engenharia e pedagogia, que, juntas, promovem ações educativas em 10 escolas públicas de diferentes regiões do Brasil.
Sobre as MINAS
Este projeto busca transformar escolas em comunidades vivas de aprendizagem, capazes de enfrentar desafios socioambientais locais e globais rumo a sociedades sustentáveis. A iniciativa reúne pesquisadoras de diversas Instituições de Ensino Superior e dez escolas públicas, incentivando o desenvolvimento de alunas do 8º e 9º ano e do ensino médio em ciências exatas e engenharia, por meio de atividades práticas e interdisciplinares. As ações se baseiam em três dimensões de espaços educadores sustentáveis:
Currículo: uso de projetos em ciências, exatas e engenharia para valorizar as potencialidades das alunas;
Espaço Físico: discussão coletiva de temas geradores (violências de raça/classe/gênero/sexualidade, segurança alimentar) com ênfase em pesquisa-ação;
Gestão Democrática: promoção de comunidades escolares sustentáveis, fortalecendo vínculos culturais e científicos entre as escolas e as IES.
O projeto destaca a transversalidade epistêmica entre raça, gênero e classe, abordando subalternidade e marginalidade ao refletir sobre escolarização a partir das perspectivas de mulheres negras. Prevê ainda a investigação do tratamento de água com a remoção de antibióticos via biossorventes, conectando conhecimentos de química, física e matemática ao cotidiano. Além disso, palestras e encontros com alunas, ex-alunas, pesquisadoras e representantes de coletivos de mulheres negras buscam despertar o interesse pelas áreas de ciências exatas, engenharia e computação.
Como as MINAS contribui para os ODS
O projeto MINAS contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ao transformar escolas em comunidades de aprendizagem que promovem práticas ambientais, sociais e educacionais sustentáveis. Por meio de iniciativas de formação continuada em educação ambiental, projetos de pesquisa-ação e atividades culturais, o projeto estimula a melhoria da qualidade da educação (ODS 4), o empoderamento feminino (ODS 5), a inovação tecnológica e a infraestrutura de pesquisa (ODS 9), além de incentivar a gestão sustentável dos recursos hídricos e a segurança alimentar (ODS 2,3,6, 12,14). Essa abordagem integrada, que articula universidades, escolas e comunidades locais, fortalece parcerias estratégicas (ODS 16) e fomenta o desenvolvimento de sociedades mais justas (ODS 10), inclusivas e ambientalmente responsáveis (ODS 7,10,15), em plena consonância com a Agenda 2030.












